sábado, 24 de abril de 2010

Governo esperando que "poeira assente" para nomear novas chefias militares

"Está a ser ainda analisada. Estamos a deixar que a poeira assente, analisando todos os problemas que há nos quartéis", disse Carlos Gomes Júnior em resposta à agência Lusa quando saía de uma audiência de rotina com o Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá.
"Faz parte da audiência semanal que tenho com o Presidente da Republica. Vim cá para fazermos o ponto de situação do país", declarou o chefe do Governo, sublinhando que a nomeação das novas chefias militares está na agenda, embora a questão esteja a ser tratada com calma.
Aniloin: Isso 'e apenas mais uma prova de quao o executivo guineense 'e refem das Forcas Armadas. Relmente 'e lamentavel que o pa'is fique esse tempo todo sem Chefe de Estado Maior das Forcas Armadas por simples medo de cumprir a lei de um estado dito de direito.
 Pois o estado esta visivelmente com "medo" de tomar uma decisao unilateral que a lei lhe concedi. Tudo isso com medo de nao agradar algum grupinho de militares.
A minha duvida 'e ate quando vai esperar a poeira baixar como diz o premie Cadogo?
Por acaso na Guine alguma vez a poeira baixou de verdade? Pois que eu saiba desda da independencia, sao apenas golpes atras de golpes, guerra, e tantos casos que eu perco a conta.
E ate quando o estado guineense vai continuar a ser refem das FA?
Eu diria talvez ate no dia em que houver uma real modernizacao das FA. 
Ate quando eles passam a ser tratados como Militares e nao politicos.
Depois do ultimo acontecimento do 1 de abril, e da queixa movida pelo EMGFA contra Zamora Induta. Cheguei a seguinte conclusao: "Eu sei que nada sei sobre as Forcas armadas da Guine Bissau"
 E acredito que passou muita coisa na cabeca das pessoas, (como passou na minha) depois de ter lido as acusacoes formuladas pelo EMGFA contra Zamora.

Nenhum comentário: