sábado, 23 de outubro de 2010

Capacete de Ferro' proposto para chefiar Exército da Guiné

Augusto Mário Có é um herói popular da rebelião de 1998 contra Nino Vieira e chefiou a batalha de Bissau.

O Governo da Guiné-Bissau deverá propor ao Presidente da República, Malan Bacai Sanhá, a nomeação do coronel Augusto Mário Có para chefe do Estado-Maior do Exército, noticiou a Lusa.
Augusto Mário, popularmente conhecido por "Capacete de Ferro", foi uma das figuras mais importantes da rebelião de 1998.
O conflito de 1998 e 1999 está na origem de muitas das perturbações político-militares da Guiné-Bissau na última década. Os rebeldes, apoiados por veteranos da Guerra Colonial, derrubaram na altura o presidente Nino Vieira, forçado ao exílio, e derrotaram uma substancial força militar do Senegal e da Guiné-Conacri que tentava proteger Nino.
"Capacete de Ferro", então tenente-coronel, treinado na União Soviética, era o comandante operacional das forças da Junta Militar e comandava, entre outros, o agora contra-almirante Bubo Na Tchuto. Este, no início do mês, foi nomeado chefe do Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau. Em 1998, Bubo e Augusto Mário eram os oficiais mais carismáticos, entre os operacionais, e dependiam do brigadeiro Ansumane Mané, que sairia vencedor do conflito.

Aniloin:  O que dizer a respeito disso? Sem comentarios..!!!!

Nenhum comentário: