sábado, 11 de setembro de 2010

Uma pequena Religiao.. Um grande Negocio..!

Momentos de Fe
Como sempre, a minha curiosidade me fez aceitar o convite e participar de uma conferencia religiosa na semana passada. 
A Igreja evangelica se chama : Igreja Apostolica Internacional, predominante pelos imigrantes africanos, na maioria oriundos do GHANA, na costa ocidental do continente.
 Quando cheguei logo na porta a recepcionista entregava um papel com progrmacao, ou algo do genero..e o pessoal "comprava" esse papelzinho a preco variavel..cada um dava o que puder..vi pessoas dando ate 20 dolares, nao vi, mas soube q tem gente que deu 50 dolares ou mais por este papelzinho de 2 paginas, e bem menos que  a metade do A4. E para matar a sua curiosidade, claro nao dei nenhum centavo...fui mao de vaca mesmo...afinal a vida do estudante e uma droga..hehehe...Alem de mais, ja estava preparado para encarar mais e mais envolopes na sequencia. 
Mas o que mais me chamou atencao, era admiracao pelo Apostolo, a Fe demostrada pelos rebanhos, alguns choravam, desmaiavam na conferencia, outros dormiam de tanto cansaco, talvez por viagem ou pelo fato de trabalharem muito na organizacao da cerimonia. 
A conferencia era dirigido apenas para mulheres sob o tema:  o papel e a fe da mulher apostolica na igreja..claro que tinham homens, mas logico era um numero bem menor.
Como profissional da area, apesar de saber que o assunto era religiao, mas meus olhos via dinheiro..dinheiro..dinheiro....tudo se resumia numa empresa...digo igreja, vendendo produto com espectativa de retorno imediato e ampliacao do negocio..digo aumentar rebanho, a medio e longo prazo. 
Momentos de Negocio
Comecando pelos trajes africanos usados pela centenas de mulheres que ali estavam, soube que cada uma delas pagaram pelo tecido com logotipo da igreja. E toda roupa (completa), como podem ver na foto, foram confeccionado por uma unica empresa. E isso rendeu milhares de dolares. 
E a saida da igreja parecia uma feira..alias, era uma feira mesmo..vendiam roupar, bones, lenco..etc..com marca da igreja. E ate tinha um estudo improvisado de fotos ampliado e impresso na hora...O fotografo da Igreja tambem conseguiu faturar alguns milhares de dolares....pois cada foto custava 10 dolares..(tamanho grande e impresso na hora) e tinha por volta de cinco centena ou um pco mais na conferencia. E todo mundo fez pelo menos uma foto...menos eu claro...hehhehe
Durante a minha estada naquela salao de conferencia, pude perceber como uma pequena igreja, com gente de Fe, e marca de Deus, se torna uma maquina de fazer dinheiro.
Por: Aniloin

Nenhum comentário: