segunda-feira, 27 de setembro de 2010

37 Aniversario da inDEPENDENCIA da Guine Bissau



Caro leitor, eu sei que a expectativa e muito grande sobre as perguntas feitas ao presidente.
Mas e com uma grande tristeza que venho por este informar que o Presidente da Republica nao pude comparecer em nenhum dos eventos organizado pela comunidade Guineense nos EUA. Dizendo aquele famoso frase que eles adoram " por motivos de forca maior, tipo Obama diz que quer falar comigo hoje a noite" . Que importante heimm..sr Presidente??!!!!
Eu e Dra. Maria J.S.B Soares
Foram tres dias de seminarios, mesa redonda, etc... Onde participaram varios quadros Guineense radicado nos estados unidos. E tivemos a presenca da Ex-Primeira dama de Portugal Dra Maria Jesus Simoes Barroso Soares, esposa do Presidente Portugues Mario Soares. Ela veio de portugal apenas para participar da comemoracao do 37 aniversario da Guine Bissau, patrocinado pela fundacao dos Direitos Humanos Pro Dignite presidida por ela. E assim que terminou evento ela voltou para Lisboa, e nem participou da festa de comemoracao.
Eu e Jornalista Umaro Djau (assucarado)
Aprendemos bastante com ela, e uma mulher espectacular..Inteligente, e como marido, tem um carinho muito especial pela Guine Bissau.
Mas para surpresa de muitos (eu nao fiquei surpreendido) e vergonha da maioria(no meu caso), o nosso ilustre Presidente mandou avisar horas antes que por motivo de "forca maior" como citei antes, nao poderia estar presente com os Guineenses.  Tudo por Telefone de famosos acessores...Nada oficial ate o momento. Nao teve nenhum pedido de desculpa as autoridades amercanas, ao senador do estado, a camara municipal, a Universiade de Rhode Island..Nada...Mas Nada mesmo, e tinha varias atividades a se realizar com as intituicoes acima citadas. Os americanos ficaram decepcionado com aquilo...confesso. Foi vergonhoso..!
O pior de tudo, e que tem dizenas de pessoas, Ministros, Secretarios de Estado, Diretores gerais, ate sobrinhos, filhos e "camaradas" estavam  na "kumetiva" do governo. Mas o PRESIDENTE NAO MANDOU NINGUEM, nenhum Ministro, muito menos Diretor-zinho do Gabinete para partecipar de algum avento, ou dar minima satisfacao ao seu povo que tanto empenhou para realizar um grande evento deste.
Quando faltava algumas horas para terminar a ultima sessao (mesa redonda), recebemos noticias de que viria duas pessoas do governo...e nem sabemos quem sao..se calhar motoristas (condutores). Mas vao chegar somente no horario de Festa..Isso mesmo, chegar para comer e beber....Seus!! E todos responderam na sala, nao queremos ver esses indiduos..Nao adianta virem, pois em uma hora termina eventos mais importante, inclusiva a Dra Maria J.S.B.Soares ja vai para aeroporto. 
Estou fazendo este relato um pouco detalhado para voces terem nocao do "tipo do governo  que temos no nosso pa'is" . Eles nao fazem nocao o quanto isso afeta a imagem de um pa'is, e compromete a credibilidade da comunidade guineense junto ao governo local que tanto nos apoiou para ter um evento do genero.
E mais, para que saibam, o governo local, junto com universidade de Rhode Island, investiram milhares de dolares americanos neste evento, pagando bilhetes de aviao, perdiem, hotel, etc...das pessoas convidados a partecipar do seminario, tudo porque teriam uma visita ilustre do presidente Malam B.Sanha, e pelo momento que o Pa'is encontra seria oportuno um debate serio e franco com os quadros guineenses, por isso tudo foi feito cuidadosamente.
Festa de comemoracao
Todo mundo tinha certeza que o presidente estaria presente, inclusive quando chegaram a Dakar confirmaram para universidade que ja estao a caminho e estarao em todos eventos.
Por mais que o Presidente tivesse algum imprevisto nas ultimas hora, sera compreensivel, pois acontece. Mas, podia enviar um representante ao mais alto nivel..Ja que a primeira Dama(Mariama, salvo erro) diz que tambem esta com agenda lotada.... ai e demais...meu Deus...hehehe...sem comentario..! Ja pensou em um eventual encontro entre Michele Obama e Mariama...heheheee..Meu Deus..!!

Mas, eis o real motivo de nenhum membro de governo aparecer:
 1- Todo mundo quer conhecer Nova York, passear, comer, etc..
  2- Todo mundo sonha ter foto com Presidente Obama, como nao vao conseguir nem estar perto dele ..estao tentando no maximo tirar uma foto com o BO (cachoro de Obama).
  3- Eles tem medo das questoes a serem colocado pelo publico, pois tudo girava no ultimo acontecimento do primeiro de abril. E segundo a fonte, ninguem queria abordar este assunto.Mas na verdade o pano de fundo era outro, queriamos discutir as barreiras de investimento na Guine criado pelo proprio governo,
  4-Nao respeitem a comunidade guineense na diaspora, pois estes nao tem poder de voto para eleicaodos mesmos. No dia que comecamos a votar na diaspora, eles estarao babando atras da gente. E se calhar nao teremos tempo para falar com eles tambem.
Mas apesar de tudo, o evento foi muito bem, talves melhor ainda. Pois nao fizerem minima falta...sinceramente. Ficamos com vergonha perante nossos parceiros, que sao as entidades governamentais, pois realmente quem espera algo amais do nosso govermo..melhor deitar e dormindo a espera Jesus Cristo.
 E Peco aos  meus caros leitores do blog, nao vamos desistir..um dia ele tera que responder as nossas perguntas..Eles adoram viajar para os EUA, logo estarao aqui novamente.
E espero que o nosso ilustre Presidente, tenha coragem de enfrentar o seu povo..Pois, foi assim que camarada Amilcar fez antes e durante toda luta da libertacao.

Por: Aniloin

Nenhum comentário: