quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FMI prevê crescimento de 3,5 por cento este ano

 Uma missão do Fundo Monetário Internacional, que se deslocou à Guiné-Bissau para avaliar a situação económica, anunciou hoje um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5 %  em 2010, mas sublinhou a necessidade de haver estabilidade.

"Em termos gerais, a missão do FMI prevê um crescimento de 3,5 por cento do PIB real em 2010. A continuada recuperação da economia mundial e a retoma da produção da castanha do caju devem contribuir para uma aceleração moderada do crescimento em 2011, para cerca de 4,3 por cento", afirmou Paulo Drummond, chefe daquela missão.
Segundo Paulo Drummond, a "manutenção da estabilidade política e a melhoria das condições de segurança continuarão a ser fundamentais para as perspetivas económicas". 


Por Aniloin: 
Bom, nao quero desafiar o levantamento do FMI longe disso, pois nao tenho numeros para confronta-lo.

Mas como da area e entendedor do assunto, acredito que o FMI foi um pouco otimista. Eu por tudo que aconteceu e tem acontecido,com esforco do governo diria que o teto para ano em curso e de  3% . Mas otimismo de uma instituicao como FMI e sempre bemvindo, especialmente pelo momento que o pa'is atravessa. E se realmente viemos atingir estes 3,5% este ano, ja e um bom sinal.
Este meu analise e com base nos dados e expecativas do FMI para o crescimento em 2009, onde esperava-se um crescimento de 3% e foi abaixo do esperdo. E pelo que tem acontecido ultimamente na guine  tenhamos que ser realista que existe um "risco" e investidores estao atento com isso, apesar de governo estar esforcando em controlar a situacao com ajuda da comunidade internacional.
Para terem nocao do que estou falando, eis alguns exemplos dos indicadores economicos que medem o crescimento de um pa'is: 
PIB, PNB, PNL,Produto médio por habitante,Rendimento real por habitante,Consumo real por habitante, Produto per capita,Rendimento Nacional per capita,Taxa de desemprego,Nível de inflação,Índice de preço ao produtor,Índice de preço ao consumidor..etc
 E quem vive na Guine pode me dizer se existe sintomas, pois o povo sente quando o pa'is cresce, reflete direto no bolso e na mesa.
Mas eu acredito que a maior fatia deste numero esperado pelo FMI deve-se ao sucesso da exportacao da Castanha de Caju.
bom lembrar que estes numeros nao sao inatingiveis. Mas tambem o governo do PAIGC  (Cadogo), nao pode e nem deve se contentar com este numero, achando que tudo esta uma maravilha. 
Existe possibilidade de crescer mais (claro se os Generais nos permitem), pois o mercado Africano em geral esta sendo visto com outros olhos agora por investidores.
Um exemplo disso, e Angola que ja esta crescendo em dois digitos, e este ano vai  crescer 10%. 
E lembrem-se que ainda somos dependentes da comunidade internacional.
Por Isso usem o dinheiro com modacao, pois quem paga os juros a longo prazo sao nos os cidadoes. 
Por: ANILOIN

Um comentário:

ASP disse...

Concordo que essa estimativa está bastante acima do real.

Dá uma olhada no meu último post em madeinbissau.blogspot.com.

Abraço!