sexta-feira, 2 de julho de 2010

Afinal, quem manda na Guine Bissau?

O presidente da Guine Bissau, Malam Bacai Sanha foi muito infeliz ao declarar no momento da tomada de posse do novo e indesajado CEMG, Antonio Injai, que Guiné-Bissau é um Estado «soberano» e a decisão tomada assenta nos princípios da sua legitimidade. E ligitima o envolvimento do Antonio Indjai na tentativa do golpe de estado no dia 1 de abril, e detencao do almirante Zamora Induta e do primeiro ministro Cadogo que viria a ser libertado horas depois?
Ao meu ver, a nomecao do Antonio Injai foi ilegitima e, nao passa de mais um crime cometido contra o povo da Guine Bissau pelos seus governantes. O povo esta cansado de sofrer e ver o seu destino ser guiado pelos criminosos sem minima nocao da responsabilidade e de patriotismo. Sera que nao existe um ser humano na Guine Bissau que possa tirar o pais na inercia que se encontra ha mais de tres decadas?
O Antonio Indjai deveria ser preso e julgado pelo crime que cometeu de subversao de estado de direito e ameaca de morte contra o primeiro ministro.
Eu acho que o Malam Bacai Sanha tal como Cadogo devem renunciar, porque o poder militar e que reina na guine Bissau. A democracia na Guine Bissau e inexistente. Em breve este pais vair ser governado por carteis de droga sul americanas.
Onde esta a comunidade internacional perante esta situacao? Assistindo simplesmente, e, a espera que o pior aconteca que nem aconteceu no genocidio de Rwanda.
Por favor, o povo maravilhoso da Guine Bissau nao merece toda essa humilhacao e abadono, nos os guineenenses devemos demonstrar maturidade e espirito de patriotismo, porque ninguem vai sair do seu pais para vir construir o nosso pais, e nao ha milagre que nos salve dessa, a nao ser o empenho de todos nos como uma nacao unida. A receita para destravar e fazer esse trem andar e, Trabalho, trabalho, Justica, Honestidade e solidariedade…

Por: Suleimane Camara, USA

Um comentário:

Anônimo disse...

A Guiné-Bissau está a ser governada por militares desde a sua independência. O que espanta é que sómente após os acontecimentos de 1 de Abril (que por ironia foi o dia da verdade na Guiné-Bissau, porque se zangaram as comadres e foram descobertas algumas verdades)é que se venha a descobrir quem descobriu a pólvora. O que mais espanta ainda são os critérios da comunidade internacional em relação à Guiné-Bissau. Os mesmos que aplaudiram o 7 de Junho, que foi a nossa desgraça, são os mesmos que não disseram nada com os acontecimentos brutais de 2009, e que utilizando a sua diplomacia, estão a fazer corredores para que haja punição pelo que aconteceu no dia 1 de Abril, exigindo a libertação de um individuo que apareceu do nada e passou a chefiar a tropa. Por favor, um bocado de coerência para a Guiné-Bissau