quinta-feira, 3 de junho de 2010

CIDADE DE FARIM ESTA DE LUTO, no dia de ANIVERSARIO DA MINHA MAE

PARABENS MAE-FELIZ ANIVERSARIO

HOJE pela Madrugada, telefonei pra minha mae, e comecei a cantar o tradicional PARABENS de um FELIZ ANIVERSARIO...de repente ela me interompe dizendo:  "Filho, este e um dos piores aniversarios da minha Vida" pois toda a cidade de Farim esta de Luto, neste momento ja sao 9 da manha aqui e estou no velorio, e saindo daqui vou continuar a maratona.
Ela me perguntava, voce lembra do Flano? e da Flana? Lembra do Marido da Flana? Pois e mae, lembro ate de nome, mas confesso que ja se vao os tempos, inclusive ja nao lembro de algumas caras, mas pelo menos lembrei de alguns. E das irmas, do Tchalys? Qual delas Mae? A Candida e Filomena? Haa...como eu ia esquecer delas, com certeza lembro delas muito bem, pois quando miudo elas iam sempre na nossa "Taberna" fazer comprinhas, e varias vezes as atendi na loja. Pois e filho, Elas partiram, ja nao estao mais entre nos..se foram...pausa....pausa....de todas as noticias ruins que ja recebi durantes estes anos da minha andanca pelo mundo fora, essa realmente me fez sentir algo diferente...nao sei porque..Mas ja vou avisar aos pensadores, que nao tive nenhum caso com nenhuma delas antes...pois sao bem mais velhos...nao eram da minha "laia".
A Minha mae prossegue seu triste descurso, de um aniversario onde acucar de bolo parecia pior que sal, mal dava pra comer, e ninguem lembrava mais na minha casa que se comemora aniversario.
Pois filho, aconteceu na noite passada um gravissimo acidente na estarada qui liga FARIM-BISSAU. Um Camiao que trasportava castanha de caju, praticamento subiu em cima de uma viatura do Trasporte Misto que vinha de FARIM com destino a Bissau, ate o momento desconheco o numero exato dos mortos, mas fala-se em cadaveres ate ireconheciveis..pois a batida foi fortissimo.
E quem sobreviveu ainda esta a correr  risco de vida.
E logo lembrei do meu caro amigo ALY SILVA,para mim, o melhor jornalista investigativo da Guine Bissau. Ele chegou a a chamar atencao e mostrou uma certa preocupacao a respeito desta rodovia no seu Blog. Mas para variar, nada se fez. E quando ouvia radio (RDP-Africa) esta manha, o secretario de Transporte ainda teve coragem de dizer que "e por causa da campanha de caju, pois nesta epoca os motoristas estao com pressa para fazer dinheiro" . Bom, para dizer a verdade nao fiquei surpreendido, pois trata-se dos Governantes Guineenses..a unica coisa que me surpreendeu foi um bom Portugues dele..coisa rara..mas em fim.
O meu colega em Lisboa (Erquil) me falava em indenizacao, nao aguentei dei rizada...ja pensou o governo da Guine Indenizar alguma vitima? So se for empresarios, que tambem sao ministros e deputados. Ate hoje, estao  recebendo indenizacao da guerra de 1998..e o povo, nao foi vitima? coisas nossas...
Mas um dia, se Deus quiser vai acabar esta palhacada de governo.
Pior de tudo quem paga e o Povo, que passou a achar tudo isso tao normal, e refugiam nos mitos da "Curva de Nhoma ta toma". E o estado adora, inclusive entra na danca.
Apenas me resta enviar minha condolencia a toda familia de luto neste momento..e todo POVO de Farim, e que Deus abencoe aquela rica cidade.
Candida, Filomena,etc..que a vossa alma descanca em Paz
Apenas me resta a dizer te Mae...apesar de tudo a vida continua..por isso te desejo FELIZ ANIVERSARIO, e que este aniversario seja ultimo do genero. E que venha muito aniversarios ainda, que esteja em todas cheio de saude, paz, felicidade..e mais Amor ainda para toda sua familia.
TE ADORO

Por: ANILOIN

Nenhum comentário: