quinta-feira, 16 de julho de 2009

MALAM BACAI SANHA RECUSA DEBATE PROPOSTO POR KUMBA

O candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) às presidenciais na Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha, recusou hoje o debate proposto pelo seu adversário, Kumba Ialá, do Partido de Renovação Social. "Estou em debate permanente com o meu povo, mais não quero", afirmou Malam Bacai Sanhá aos jornalistas. Kumba Ialá desafiou Malam Bacai Sanhá, terça-feira, durante um comício realizado em Bissau, para um debate sobre questões de Estado. Nas eleições presidenciais de 1999/2000, Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá protagonizaram um célebre debate na Televisão da Guiné-Bissau, que foi o primeiro e único frente-a-frente entre dois candidatos na história política do país. O debate ficou célebre por causa de ataques e acusações proferidos por Kumba Ialá contra Malam Bacai Sanhá, nomeadamente de ser analfabeto e incompetente para ser Presidente da República.

Fonte: Lusa

ANILOIN: Infelizmente a nossa "democracia" ainda é muito fragíl. Pois num país verdadeiramente democratico, Malam não precisava ser convidado por Kumba para debate televisivo sobre a questão do Estado, era mais que obrigação para ambos candidatos.
Só que o Kumba aproveita antecipar o convite, e Malam não quer ser exposto e atacado na rede nacional como na primeira e talvéz a ultima vez, sem saber que a população esta mais maduro. E qualquer ataque desnecessaria do genero pode terminar a seu favor.
Resumindo, esse debate seria muito importante e talvéz favoravél a candidatura do Malam, isto é se o Kumba não mudar o Tom. E no meu ponto de Vista, deve ser obrigatorio pela lei eleitoral um debate "frontal" entre candidatos a presidencia. Seja no primeiro ou segundo turno, afinal o presidente da república estará em debate constante durante os 5 anos do mandato.

Nenhum comentário: