segunda-feira, 13 de julho de 2009

Directoria campanha Kumba Ialá acusa Malam Bacai Sanhá de receber dinheiro da Al Qaeda


Baltasar Cardoso, director da campanha de Kumba Ialá, acusou hoje, segunda-feira, o seu adversário na segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, de ter recebido dinheiro de países árabes e "da própria Al Qaeda". Em conferência de imprensa, Baltasar Cardoso afirmou que a directoria da campanha de Kumba Ialá, que disputa a segunda volta das presidenciais contra Bacai Sanhá no dia 26 de Julho de 2009, está na posse de informações de "fontes seguras" sobre as acusações que faz. "Soubemos de fonte segura que para fazer campanha, o candidato do PAIGC, Malam Bacai Sanhá, recebeu grandes somas em dinheiro de países árabes e da própria Al Qaeda e como contrapartida, terá prometido uma ilha do arquipélago dos Bijagós", disse ainda Baltasar Cardoso. Indagado pela agência Lusa sobre as provas das acusações que faz, Baltasar Cardoso disse ser "segredo da directoria" da campanha de Kumba Ialá o qual prometeu revelar em tempo oportuno. Por outro lado, o director da campanha de Kumba Ialá afirmou que através de "fonte fidedigna" soube de uma decisão que terá saído de uma "reunião restrita" em que o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, disse que irá "correr com todos os oficiais Balantas das Forças Armadas" caso Malam Bacai Sanhá ganhe as eleições presidenciais. A maioria dos oficiais das Forças Armadas da Guiné-Bissau é Balanta, a mesma etnia a que pertence Kumba Ialá e a base de apoio do seu Partido da Renovação Social (PRS). Para a directoria da campanha de Ialá, "está em preparação uma estratégia de fraude maciça" conduzida pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) e que apoia Malam Bacai Sanhá. O director da campanha de Kumba Ialá acusou ainda o primeiro-ministro e líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, de estar a utilizar bens e meios do Estado para a acção de campanha a favor de Malam Bacai Sanhá. Contactada pela Lusa, fonte da candidatura de Malam Bacai Sanhá remeteu para mais tarde um comentário às afirmações do director de campanha do seu opositor (Kumba Ialá).

Fonte: Agencia Angola

ANILOIN: Isto é uma vergonha!
No meu ponto de vista estas acusações não tem fundamento, é mais uma atitude oportunista e vergonhosa daqueles que usam a nossa diversidade etnica para chegar ao poder. Temos que parar com essa palhaçada..!! Baltazar pode achar que esta ajudando a candidatura do Kumba, mas pelo contrario esta prejudicando. Deste geito o PAIGC nem irá precisar das tais "manobras" para vencer as eleições. Afinal, estão os "dando de Bandeja".
Eu não estou dizendo que a Candidatura de Kumba esta mentindo, mas simplesmente estou questionando, ou seja precisa de mais detalhe, pois foi so um bla..bla.. e nenhuma "provinha" se quer, apesar do grau da gravidade das acusações.
Também não estou a inocentar o candidato do PAIGC.Afinal na Guiné tudo é possivel, se viesse a ser verdade(comprovada) para mim não será nenhuma surpresa. Desses politicos (se é que são mesmo) podemos esperar de tudo.


Nenhum comentário: