domingo, 10 de maio de 2009

Gripe A H1N1: Guiné-Bissau controla voos provenientes de Cabo Verde e Portugal

A directora-geral da Saúde na Guiné-Bissau, Marilene Menezes, informou à agência Lusa nesta terça-feira, 05, que as autoridades locais vão monitorar os voos provenientes de Cabo Verde e Portugal para prevenir contra o vírus da gripe A (H1N1).
"Todos os voos que chegarem de Portugal vão ser controlados, bem como os voos da Transportadora Área de Cabo Vede (TACV)", declarou Marilene Menezes.
"Portugal merece mais atenção porque já é uma ameaça, tendo em conta a confirmação de um caso", analisou a directora-geral. Na segunda-feira, 4, a ministra da Saúde de Portugal, Ana Jorge, confirmou o primeiro caso da gripe A (H1N1) naquele país, após o teste de uma mulher de 31 anos, que estava sob suspeita, dar positivo. A portuguesa contaminada tinha recentemente passado pelo México, país considerado o epicentro do vírus.
O periódico Jornal Digital informa que na última terça-feira, o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau promoveu uma reunião com o Grupo de Saneamento e Epidemiológico, e já tem em perspectiva outro encontro com o Comité Técnico Nacional de Luta contra Epidemias, para definir as orientações de prevenção nos locais mais movimentados. A vigilância sanitária vai concentrar esforços nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres do país.

Nenhum comentário: