sexta-feira, 29 de maio de 2009

Candidato Henrique Rosa é preferido pelos internautas

O candidato às eleições presidenciais na Guiné-Bissau, Henrique Rosa, já recolheu 59% dos votos numa sondagem em curso, promovida pelo jornal electrónico Bissau Digital.
Rosa foi presidente de transição entre 2003 e 2005. Além dele, concorrem outras 12 personalidades com vista às eleições antecipadas marcadas para 28 de Junho.
De acordo com a pesquisa do Bissau Digital, o segundo votado seria o líder do PAIGC, Malam Bacai Sanhá, com 17%, seguido do chefe do Partido da Renovação Social (PRS), Kumba Iala, com 10%. Recorde-se que este adoptou o nome de Mohamed Ialá.
Na terceira posição surgem, os candidatos da União Patriótica Guineense (UPG), Francisca Vaz Turpin (a única mulher entre os 13 concorrentes), e o actual ministro da Administração Interna, Baciro Dabó, ambos recolhendo 4% das preferências. Depois vem João Cardoso, com 3%.
Cinco candidatos contam com 1% de votos entre os leitores do site - Pedro Infanda, Aregado Manteque, Luís Nancassa e Mamadu Iaia Djaló. E ainda no nulo estão Serifo Balde e Ibraima Djaló.

O jornal electrónico não revela o universo de votantes. De acordo com dados da Agência Central de Inteligência (CIA), dos Estados Unidos, em 2006 a Guiné-Bissau tinha 36 mil utentes de internet, entre uma população de 1,5 milhão de habitantes, a maioria vivendo no meio rural.
As eleições antecipadas serão organizadas na Guiné-Bissau na sequência do assassinato do presidente Nino Vieira, por militares em 2 de Março último.
Preparativos
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou que deseja envolver organizações da sociedade civil guineense na dinamização de uma campanha da Educação Cívica.
A Comissão Nacional de Eleições vai trabalhar em parceria com organizações da sociedade civil, com vista às eleições presidenciais antecipadas do dia 28 de Junho, através do «Núcleo de Ligação entre a CNE e Sociedade Civil».
A iniciativa vem na sequência do recente encontro da CNE e com o referido núcleo, que é composto por representantes das organizações não governamentais (ONG), Sindicatos e Líderes Religiosos. Para Desejado Lima da Costa, Presidente da Comissão Nacional de Eleições, o sucesso da campanha eleitoral vai depender do empenho deste núcleo.




Nenhum comentário: