terça-feira, 9 de junho de 2009

Reimundo Perreira "Pisa na Lei" e Confirma eleições no dia 28

É com muita tristeza que acabei de ouvir pela RDP África o pronunciamento do presidente interino Reimundo Perreira.
O presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, anunciou nesta terça-feira que está mantida a data das eleições presidenciais no país para 28 de junho.“Ouvidos todos os candidatos ou mandatários, os partidos políticos, a Comissão Nacional de Eleições, o governo e ponderando cuidadosamente os argumentos apresentados, tomei a decisão de manter o dia 28 de junho de 2009 como a data para a realização das eleições presidenciais”, afirmou Pereira.“Quero nesta ocasião apelar a todos vós para que continuem a manter a calma e a serenidade que a Guiné-Bissau tanto precisa”, pediu o chefe de Estado interino guineense.“Desejo a todos os candidatos a presidente da República os maiores sucessos no debate que caracteriza as campanhas eleitorais e na votação que se seguirá”, acrescentou.

Além disso, ele pediu também para se cumprir o “dever cívico num ambiente de unidade nacional, sentido de Estado e responsabilidade política”.A realização das eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau em 28 de junho esteve em causa devido à morte do candidato Baciro Dabó, que levou ao adiamento do início da campanha eleitoral, previsto para sábado.Na sexta-feira, um comunicado da Direção-Geral de Informação do Estado informou que as forças de segurança do país tinham impedido uma suposta tentativa de golpe de Estado. O mesmo documento indicava que Baciro Dabó e Hélder Proença, que liderava a tentativa de golpe “perpetrada por um auto denominado Alto Comando das Forças Republicanas para a Restauração”, como suspeitos de envolvimento, bem como outras figuras do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), formação no poder no país africano.Proença foi morto, assim como Dabó, ex-ministro da Administração Territorial e candidato às votações presidenciais de 28 de junho.

O primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, que está em Lisboa e anunciou o seu regresso a Bissau para o próximo dia 12, ainda não se pronunciou sobre os acontecimentos de sexta-feira.


ANILOIN:

As 13:00 (horario de Brasília) acompanhei a entrevista do candidato independente Paulo Mendonça.

O candidato manisfestou a sua profunda indignação por um homem da lei (jurista Reimundo perreira) estar pisando na Lei eleitoral. E confimou que ja deu a entrada com o recurso no Ministério Público para recorrer a decisão. E esta confiante que sairá vitorioso.

Segundo o constituicionalista Guineense Carlos Vamaim, numa entrevista concedida uma hora antes do P.Mendonça, na mesma emissora do radio portugues. O Jurista diz : "com certeza existe uma grande probabilidade neste caso do ministerio publica acatar o recurso". Mas sem duvida irá pesar o fato da maioria dos candidatos terem advogado a favor do presidente Interino. "

DE ANILOIN Para CANDIDATOS:
As Leis existem para ser respeitado ...e estão ajudando a viola-los antes de estarem no poder. Será que quando assumirem irão respeitar as leis, principalmente a constituição da República?

"koba di djanfa si bu na kobal, kobal diritu"



Fonte: RDP/Lusa


Edição: Aniloin

Nenhum comentário: