domingo, 7 de junho de 2009

ATE QUANDO?

Quero pedir minhas sinceras desculpas aos leitores pelo silencio durante esses dias. Inclusive recebi alguns email, perguntando se estava acompanhando os ultimos acontecimentos no País.
Foi na madrugada (horario de São Paulo) da ultima 6ªfeira 06-06-09, quando recebi a telefonema e relato sobre "tentativa do golpe de estado" abortado pelas forças armadas e culminou com a morte de dois politicos, Baciro Dabo (deputado da nação e Candidato a presidencia da Republica) e Helder Proença (deputado) ambos do mesmo partido PAIGC.Confesso que esse foi o motivo do meu silencio! Fiquei todos esses dias pensando no que realmente aconteceu. Lendo noticias, houvindo declaraçoes pelo radio via internet, tentando me informar da melhor maneira possivel para não tirar conclusões precipitadas.
Eu particularmente sou e sempre serei contra qualquer violação dos Direitos Humanos.
Seja quem for a vitima, por mais que seja um assassino,corrupto, traficante,etc...Não cabe a nenhum de nós tira-lo a Vida. Alias, quem comete este tipo de ato, também passa ser assassino.

Porque teremos que matar alguem sem houvi-lo?

Porque temos que fazer "justiça" com nossas proprias mãos?
para que serve o poder judiciario?

Porque resolver os nossos problemas pessoais em nome do povo?

Para resolver qualquer problema terá que terminar em assassinatos?

Quantos aindas terão que morrer? Afinal os problemas sempre existirão, claro se continuarmos vivos.
O que me preocupa bastante é que o povo guineense ja esta acostumado com o sistema e esta virando moda.Afinal acaba assim mesmo, ninguem vá ao julgamento, muito menos ser condenado e cumprir a pena.
Quero deixar claro que não estou a negar possivel tentativa de golpe de estado. Mas so quero dizer que nada se justifica pelo ocorrido, por mais que existisse provas como video e gravações (segundo os oficiais militares).Porquê estas pessoas não podiam ser presos,ouvidos e levados a julgamento? pois esta é a razão da existencia dos tribunais.

Hoje completou exatamente 11 anos pós conflito de 07 de junho de 1998. Mas sabe o que mudou na Guiné? Muita coisa mudou SIM, para Pior claro!
Eis algumas mudanças :
1-Moreram varios GENERAIS entre eles três Chefes do Estado Maior das Forças Armadas(Ansumane Mané, Virissimo Correia Seabra, Batista Tagme Na Waie)
2- Houve 2 Golpes de Estados e varias "tentativas" .
3-Passaram no governo 10 Prº Ministro ( Francisco J Fadul, Caetano Intchama,Faustino Imbali, Alamara Nhassé, Mario Pires, Artur Sanhá, Carlos Gomes Junior-atual PM, Martinho Ndafa Kabi, Carlos Correia e Carlos Gomes Jr) de novo no seu segundo mandato. Ou seja em média, 12 meses de governação para cada 1º Ministro.
4- O povo guineense que nem se quer "conhecia droga", passou a ganhar fama nos manchetes internacionais como país narcotrafico.
5- Depois de 7 de junho, os guineenses voltaram a dicutir questões etnicas. Apesar deste ter começado no caso 17 de outubro, mas por um bom tempo ficou fora do cardapio.

Moral da historia, o famoso 7 de junho, foi um levantamento para ajuste de contas. E sabe quem pagou e continua pagando por isso? Somos nós, o povo Guineense. Muitas pessoas morreram, e os que tiveram a sorte de viver apaludiram o espectaculo inocentemente sem saber que estavamos simplesmente a pagar a primeira parcela da prestação, e que muitos outros virão depois.
Peço a todos os Guineenses, principalmente os jovens :
Não Vamos deixar o nosso futuro sendo prejudicado por essa gente.
Não vamos nunca sentir a vergonha de continuar sendo guineense, pois tudo que eles querem é ver as pessoas mais esclarecidas longe deles e da Guiné.

NO TEN KU FALA I DJUSTA DJA! Ki terra i di nôs tudo pa ka ninguem medi riba la.
Kada kussa ku si kumsada, ma i ta tem si fim...(zé Manel)

E vamos continuar a trabalhar, como diz o nosso GRande DIDINHO

Por: Anizio Lona Indami (ANILOIN)

Nenhum comentário: