quarta-feira, 3 de junho de 2009

Candidato às presidenciais ameaça assumir poder a força

O candidato à presidência da República da Guiné-Bissau Paulo Mendonça ameaçou assumir o poder à força na próxima semana se o governo não cumprir com um conjunto de exigências que a sua candidatura já apresentou ao Estado guineense.
"Vou assumir o poder na próxima semana, se o governo não parar com a violação sistemática da Constituição. Se não parar vou assumir o poder, tenho mais de quarenta mil jovens dispostos a isso", disse Paulo Mendonça, candidato independente às presidenciais do próximo dia 28.
A saída de uma audiência com o enviado especial da União Africana para a Guiné-Bissau, João Miranda, e em declarações aos jornalistas, Paulo Mendonça afirmou que não tem nenhum político nem militares por detrás e que a suas palavras não são nenhuma ameaça ao Estado.
"Não estou a fazer ameaças e não tenho nenhum político e nem militares atrás, tenho apenas os jovens. O que digo não é uma ameaça, mas os próprios juízes já ameaçaram", defendeu, Mendonça sem especificar o que se refere em relação aos juízes.
Questionado sobre as alegadas violações à constituição por parte do governo, Paulo Mendonça afirmou que o executivo não aceitou recensear os jovens que vão completar os 18 anos de idade antes das eleições, não financiou os candidatos às presidenciais e ainda não quis admitir a entrada no país de uma aeronave que irá utilizar na sua campanha.
"Tudo isso é uma clara violação da Constituição perpetrada pelo governo, por isso vou assumir o poder (à força) caso não forem tomadas as diligências. As estratégias não se divulgam", sublinhou Paulo Mendonça, conhecido pelas suas declarações polémicas.
Paulo Mendonça tem sido bastante crítico pelo facto de o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) ter admitido a candidatura de Henrique Rosa, que acusa de ser filho de pais portugueses.
"O Supremo deixou passar a candidatura de um estrangeiro. Não vamos permitir que o neocolonialismo volte a reinar neste país", afirmou Paulo Mendonça, ameaçando impugnar no Supremo Tribunal a candidatura de Henrique Rosa, candidato independente às presidenciais do dia 28.

Fonte: Agencia de Noticias de Angola Press

Um comentário:

Anônimo disse...

amigáo sigo semanalmente seu blog e gostaria de saber quando é que vc vai atualiza-lo.....o bicho tá pegando lá e estou esperando noticias.abraços e parabéns pelo blog.

Luis Claudio