quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PRESIDENTE DA REPUBLICA NO BRASIL -Caros colegas, Nao o convidem para churasco, debatem os problemas...favor

E uma grande satisfacao em saber que o Presidente da Republica encontra-se em visita oficial no Brasil. E melhor ainda sabendo ele tem a vontade e manifestou a disponiblidade de  falar com a comunidade guineense no Brasil , que sao na maioria academicos, diria 90%. So peco aos meus caros colegas que terao oportunidade de falar com o Presidente da Republica. Pelo amor de Deus, nao vao convidar o presidente para Churasco ou tomar umas saideras...ou algo do genero. 
Aproveitam a oportunidade e falam de N problemas que os estudantes estao enfrentando por ai, como:
1- Nao quero ser egoista, apesar de me formar, mas sei que muitos colegas ficaram pelo caminho. Ou seja foram jubilados (expulsos) na faculdade. Ca entre nos, sabemos que muitos nao dao o minimo que devia, assim como e verdade que alguns sao inteligentes e foram jubilados por rigor exagerado do estatuto do convenio PEC-G. No meu ponto de vista esse estatuto deve ser revido pelo governo...pois, podia ser no minimo flexivel mediante sitema de cada faculdade.
E verdade que nenhum curso e facil, mas existe cursos menos dificil.
Em outras palavras, diria que os governantes membro do PEC-G , estabeleceram a mesma punicao para futebol, basketbal, Tenis, Natacao, Atletismo, Judo, Volei, etc...apesar de todos serem Esporte, mas a modalidade e  grau da exigencia de exercicios fisico sao diferentes.
 E e claro que sei, que PR sozinho nao pode solucionar o problema, pois envolve varios outras nacoes membros. Mas ele pode fazer chegar a nossa preocupacao aos demais Pa'ises memembro do programa.
2- Tambem, debatem com com Presidente a questao do Diploma..Pois e uma grande "palhacada" , dizer que um estudante de convenio Guineense tera que voltar para trabalhar na Guine...quando sabemos que a maioria, como no meu caso nao recebe nenhum centavo do governo guineense durante todos anos de estudo.E muitos que voltaram pra la estao sem emprego, se estiver empregado esta sem salario ou ganha pouco(se for funcionario publico). Detalhe, 90% de emprego no pa'is e gerado pela funcao publica. Ou seja voce tem apenas 10% de chance de conseguir um "bom emprego".
Que o governo permita cada estudante pegar sua Diploma sem burocracia. O Governo Guineense deve ter vergonha em exigir o retorno dos seus quadros, pode ate solicitar, mas nunca exigir. Pois nao da o minimo de assistencia necessario no momento mais dificil, que e a capacitacao.
 3- Debatem a questao de "trafico" de jovens disesperados em sair da Guine, que estao sendo engando como falsas promessas de bolsa, e depois quando chegam no Brasil...nao existe escola, nao existe alojamento prometido, o telefone da dita universidade nao passa de um telefone publico, as vezes a escola e uma casinha de curso de informatica comunitaria, etc...depois estas pessoas sao obrigado a trabalhar pelos fazendeiros para consiguir satisfazer a necessidade titulare do piramide do Maslow, pois sem ela, nao adianta pensar nas demais. Inclusive, ja teve casos de prostituicao relatados no Nordeste do Brasil.
4- O assunto de momento. Pedir ao presidente, a flexibilidade na disponiblizacao dos novos passaporte. Pois quem vive em sao paulo, sabe que nao e nenhum segredo que muitos Africanos de outras nacionalidades, na maioria Nigerianos estao portando o passaporte "Djuana" da Guine-Bissau. E para variar cometendo actos ilicitos...Tambem como sabemos, que infelizmente muitos conteraneos estao pisando fora da jurisdicao academica...e cada vez se envolvendo mais. E farinha pra la..e farinha pra ca..todo mundo virou padeiro. Que pais e esse!!?? Que povo e esse!!??? Que futuro queremos para proxima geracao!!???
Aproveitem o maximo esta oportunidade de dizer tudo na cara do Presidente. Boa sorte...saudades do Brasil

Por: Aniloin

Nenhum comentário: