terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aliu Djalo (KABY) ..A Esperanca de um Povo.



Para quem nao conhece. Eis o esperanca do povo guineense.
Eu tive o prazer de conversar bastante com o Kaby, no hotel em RJ (Brasil) durante os jogos da CPLP.
Pela nossa infelicidade, ele era o maestro da selecao portuguesa. Titular absoluto e herdeiro da camisa 7 de Luis Figo e Cristiano Ronaldo.
Pela nossa sorte, o Kaby nunca se envergonhava de estar ao lado dos seus conteraneos, e colegas que outro dia jogavam nas ruas de Bissau.Pelo contrario, ele sentia muito orgulho. Mas infelizmente seria ele protagonista da derota da selecao sub 17 da Guine-Bissau, no final contra Portugal do Kaby. Ele me diz aquele final e vitoria, era tao amargo que nao dava pra comemorar. Era uns dos "piores dias" da careira que ainda estava na fase embrionaria.
E ele me diz no hotel que sempre sera grato a portugal por tudo que fez e tem feito por ele, mas jamais esquecera dos seus raizes. E tudo que queria, era jogar pelo seu pa'is. Mas para o seu bem e da propria familia, que todos nos africanos sabemos, o faz trocar a bandeira.
E Kaby surpreendeu todo mundo que estava no estadio de Maracana, quando na apresentacao depois do Hino de Portugal, foi em direcao dos adeptos da Guine Bissau dizendo o seguinte: " Ami i Guineense 100%, nka bindi bandera..ntene bos na korson" .
 Depois nos devertimos bastante, inclusive ele me contou as historias engracados do seu atual clube, Chelsea, desde dificuldades no colegio devido a lingua, as infraestruturas, primeiro treino com o time principal, ate do Dr.Jose Mourinho, atual treinador do Real, na altura comandando chelsea.
Fico feliz  em ver o nome deste "geneo" de bola ma lista do Norton  Matos. Mas ainda nao caiu a ficha como dizem os Brazucas..Pois so terei certeza quando vi o Kaby em campo dia 4 frente a Quenia. Afinal Kaby alem de ser jogador do Chelsea, tambem joga pela selecao de base de Portugal.
Pena que nao tenho comigo fotos que fizemos durante esses dias no Brasil. Esta com meu amigo Bacari, ja cansei de pedir...ele promete, promete...ate agora, espero q leia este artigo, e agradecia-te muito Bacari (kaka) se pudesse me passar esse documento tao preciso.
Kaby, espero q nao esqueca do meu conselho que te dei no Brasil: O maior segredo para sucesso de um homem, dentro e fora do ambiente de trabalh(campo) e nunca quere colocar a sua cabeca antes do Pe. Em outras palavras continue sendo esta pessoa humilde. E sempre lembrando de onde veio, onde esta, e onde quer chegar.
Espero que KABY & CIA  nos traz de volta  aquela ALEGRIA e PAIXAO do povo pelo  FUTEBOL...Parabens a todos convocados. E peco a todos Guineenses, que acreditem e torcem pela selecao nacional..Eu acredito muito nestes garotos....Forca jovens.
Para matar a curiosidade de alguns, o Kaby usa camisola 11 no Chelsea. E na selecao e rotativo, mas ele gosta mais de usar 7.
E para leigos do futebol..O Kaby pode jogar pela selecao da GB sim, pois nunca atuou pela selecao principal de Portugal. Mas se pisar o estadio 24 de setembro no proximo dia 4, estara definitivamente descartado a possibilidade de um dia representar a selecao portuguesa.

Imagens: Kaby atuando pelo seu clube (Chelsea, azul) e pela selecao de Portugal (vermelho).

 POR ANILOIN

2 comentários:

ASP disse...

Que esse jovem se esforce muito para conquistar o seu lugar na história do futebol!

Não me importa que ele jogue pela seleção portuguesa, tenho muito orgulho de qualquer fidju di Guiné que lute pelos seus sonhos.

Espero que tenha juízo e aproveite bem o sucesso!

Anônimo disse...

Me perdoe a correção. Ele não trocou de bandeira; trocou de camisa. Coisa temporária. Assim fazendo chama a atenção para a Guiné, para a força e talento que lá podem ser encontrados. Ele é um embaixador guineense.
É maior a responsabilidade de um atleta que trabalha fora de seu país.à sua imagem corresponderá a imagem que farão se seu povo.