domingo, 21 de março de 2010

A MINHA PRIMEIRA VEZ..NA IGREJA DOS AFRO-AMERICANOS


Hoje foi um dia muito especial nesta nova etapa da minha vida academica internacional.
Pela primeira vez fui numa Igreja evangelica norte Americano. Fiquei impressionado.!
Ontem a tarde, eu estava conversando com a minha vizinha no estacionamento, e ela perguntou se eu nao queria ir na missa com ela hoje. Falei tudo bem, pois e sempre bom ouvir a palavra de Deus, e eu estava precisando.
Mas so tinha um detalhe, eu sou Crsitao Catolico. E aqui a maioria das igrejas sao evangelicas(protestantes) e a dela se chama Evangelica Apostolica.
 Quando chegamos no estacionamento da igreja, tive impressao que eu estava numas das ruas de cupilum, ou no bairro de morkunda em Farim. De repente eu via a Binta, Maimuna,Suncar, Tereza, Odete, Mussa, Aliu, Bacar..etc..Quase todo mundo estava vestido de roupas africanas (acima de 90%, foto acima), e cada pessoa me lembrava um ex conhecido. E o pastor se destacava com as suas roupas (sabadora) que parecia muito com o Gambiano Iaia Djeme.
Foi 2 horas de Missa, bem diferente da tradicional missa catolica. Pois ali, parecia um circulo de bate papo(djumbai) todo mundo podia falar quando quiser..o diagono apenas orientando o debate. E a Missa e varias vezes interompido para danca..pois 'e, literalmente as pessoas comecavam a dancar no meio da igreja. Faziam um circulo, e dancavam muito..mas muito mesmo, alguns portando lenco para limpar suor. E de repente alguns comecavam a chorar (espirito)..ambiente se tornava parecido com os tradicionas "toka tchur" da Guine.
 Na metade da Missa, uma moca linda, e bem vestida, de roupa social calca e blaiser preta, por dentro uma blusa verde (exepcionalmente) usando oculos de grau, marca D&G, comecava a falar uma lingua que nao era Ingles, e mal podia perceber..falava direto sem parar..como se fosse um locutor de radio relatando o jogo (seria esperito dentro dela) e de repente teve tontura..e mal conseguia ficar de pe..mas falando e chorando..o pessoal teve que segura-la..mesmo assim nao consguiram ela caiu no chao, parecia ter desmaiada. Mas foi abanado e lenvantou alguns minutos depois.
 O que me surpreendeu tambem, foi a decoracao da igreja. Pois alem da tradicional bandeira dos Estados Unidos, tambem tinha bandeira dos Paises Africanos como podem perceber na foto. E o proprio logotipo da Igraja tem uma letra A (minuscula) e no meio a mapa do Continente africano em destaque.
Bom, essa foi mais uma experincia muito bonita e que nunca vou esquecer. Tambem pude notar a grade diferenca entre os Negros Brasileiros, e os Negros Americanos.

POR:  ANILOIN

Nenhum comentário: