quarta-feira, 31 de março de 2010

FIFA divulgou hoje o Novo Ranking Mundial do Futebol

A maior entidade de futebol divulgou hoje o novo Ranking Mundial . 
Destaque:  Espanha segue na Lideranca e Brasil vice, Portugal pula para 4a posicao e Guine Bissau sobe 3 posicao.

Os 20 Pimeiros do Ranking
1º) Espanha - 1.602 pontos
2º) Brasil - 1.589
3º) Holanda - 1.261
4º) Portugal - 1.214
5º) Itália - 1.118
6º) Alemanha - 1.115
7º) Inglaterra - 1.112
8º) França - 1.107
9º) Argentina - 1.075
10º) Croácia - 1.105
11º) Grécia - 1.032
12º) Rússia - 1.009
13º) Chile - 974
14º) Egito - 967
15º) Sérvia - 950
16º) Estados Unidos - 948
17º) México - 921
18º) Uruguai - 902
19º) Austrália - 898
20º) Camarões 887.
....
192) Guine Bissau 19   

ANILOIN

segunda-feira, 29 de março de 2010

BAO abre agencia em Sao Domingos, a 25km do Senegal

De olho nos emigrantes,principal instituicao bancaria do pa'is (Banco da Africa Ocidental) inaugura hoje uma agencia bancaria em Sao Domingos, norte do pa'is a 120 km de Bissau.
Segundo o Premie, Carlos Gomes Jr, o regiao de cacheu tem maior parte dos emigrantes guineenses na diaspora.
 "Agora os emigrantes podem fazer suas tranferencias sem grande risco, existe estabilidade no pa'is"   dizia o CADOGO a agencia lusa.
Bom, meu caro premie..espero que a proxima agencia seja em Farim..pois em breve havera um Milionario andando por ali sem saber onde guardar dinheiro..oxala..lol

Presidente da Republica volta atras, e Guine-Bissau Suspende reconhecimento do Saara Ocidental

No Decreto Presidencial, o Presidente da Republica alega o comprimento da convencao das Nacoes Unidas e o principio da imparcialidade nas conversacoes entre Saara Ocidentar e Marrocos.
 Achei engracado isso, pois no dia 6 de junho de 2009, o comunicado emitido pelo governo guineense na altura dizia o seguinte:
"Depois de ter analisado a questão à luz das resoluções da Assembleia Geral da ONU e do Conselho de Segurança da ONU, que permitiram o Reino de Marrocos e a Frente Polisario estabelecer negociações directas, por forma a encontrar uma solução política justa e aceitável, o Governo decidiu levantar a suspensão de reconhecimento da RASD em vigor desde 1997.
Pois 'e meu caro leitor, podemos perceber que ambas as justificativas foram baseadas na resolucao da ONU..ai que esta a questao..eu acredito que houve gravissimo erro de interpretacao.
 Mas o X da questao, 'e que o PAIGC (Governo) tinha tomado uma decisao precipitada para satisfazer ambas as partes em conflito, e conseguir algo em troca na campanha..digamos coisa da politica e dos politicos..Resumindo..o PAIGC pegou Petrodolar dos gajos e deram ponta-pe na bunda dos gajos (cheiks) ..risos... Imagina os caras recebendo esta noticia hoje..cuidado Mambas...!!...heheheh

Por: ANILOIN

sexta-feira, 26 de março de 2010

OPERACAO FANTASMA: Governo Recupera 65 Milhoes de fcfa e devolveu a cofre de estado

Numa cerimonia simbolica feita hoje pela manha em Bissau, o Ministerio publico entregou a Ministerio das financas 65 milhoes roubado dos cofres de estado em apenas um mes pela rede que fraudava folha de pagamento da funcao publica.  Ou seja em 1 ano apenas, a rede roubava do estado em media,  nada menos que 780 Milhoes de Fcfa. Meu Deus....!!!!! tenho medo de multiplicar esse numero por 20 anos...faca voce por favor...lol
 O primeiro ministro, Carlos Gomes Jr, por sua vez  elogiou bastante a coragem dos inspectores da funcao publica e do seu titular Ministro Fernando Gomes, e lamentou o fato de saber que eles estao sendo ameacados da morte. Mas garante que o governo vai protege-los e que ninguem se atreva de belisca-los.
 E prometeu que havera um aumento de salario na funcao publica, ha recursos para isso.
 Pois 'e meu caro Premie..ate da para dobrar o salario. Sinceramente!
 Meu Deus...ta explicado entao porque todo mundo na guine sonha trabalhar em Financas
PS: Nao foi por isso que eu fiz FEA-USP nao...riso

 Dica: Caro primeiro Ministro, pega uma parte deste dinheiro para construir mais cadeia..pois nao vai ter espaco suficiente para colocar todos estes gatunos...hehee.  Mas qualquer coisa eu empresto a minha casa para ser prisao temporario..ate termino da contruicao das celas, e que seja numa das ilhas dos Bijagos, bem distante de Bissau...Si e ka labra e ka na kume...e tem ku tarbadja rissu, pa otcha di kume.
Alias, suma 'e sta na Bissau, kabo fitcha elis sim faci nada, bo pui eles bata bari ruas ku feras di Bissau...boa ideia ne..hehehe
   Por ANILOIN

quinta-feira, 25 de março de 2010

NOVO TREINADOR DA SELENCAO NACIONAL DE FUTEBOL: PORTUGUES, BRASILEIRO OU FRANCES?

"Confirmo que o governo recebeu varias manifestacoes de interesse, mas retivemos os curiculos de seis treinadores estrangeiros, entre os quais tres sao portugueses, dois brasileiros e um frances"  Afirmou Fernando Saldanha, Secretario de Estado de Desporto.
 Perguntado sobre os nomes dos candidatos , O SED diz que prefere deixar a revelacao de nomes para a comissao encaregado a analisar o dossier dos candidatos.
Mas eu tive acesso a esses nomes, uma fonte segura em Bissau me diz que os seis candidatos passado da primeira fase sao:
1-Norton Matos(portugal)
2-Ricardo Formosinho(portugal)
3-Carlos Mozer (Brasil)
4-Carlos Diniz (Portugal)
5-Marcos Falopa(Brasil)
6-Gerard Ross (franca)
Segundo a minha fonte, os tres primeiros sao os mais cotados para comandar os Djurtus.
 E neste momento esta decorendo um encontro (promovido pelo governo) com os empresarios locais. Para apresentar o plano e orcamento para eliminatorias da CAN.
 O governo ainda tem a intecao de agendar duas ou tres amistosos internacionais. Que provelmente sera com os pa'ises vizinho, Gambia, Senegal ou Cabo Verde apartir de maio.

Por: ANILOIN

OPERACAO FANTASMA: + 7 NA CADEIA

No final da tarde de ontem, a Policia Judiciaria prosseguiu com a operacao FANTASMA, e cumpriu mandato de prisao  de 7 "bandidos" funcionarios publicos a pedido do ministerio publico. Uma era pagadora de  pensoes. Os demais eram processadores de mapa de pagamento de pensoes da reforma.
 Segundo o Diretor Geral Adjunto  , Edmundo Mendes, que falava hoje de manha a radio privado Galaxia de Pindjiguiti...promete que a "festa" vai continuar. E ja sao mais de 21 no xadrez (haja espaco..rs) .
 Das detidas, uma delas e simplesmente esposa do Lider de Bancada Parlamentar do partido no Poder (PAIGC) Rui D. de Sousa (substituto do assassinado Baciro Dabo).
  A coisa ta ficando perigosa heinn...lol
 Fiquei sabendo que ja tem Ministros que nao conseguem dormir a noite, com medo de operacao FANTASMA....hehehe.
 Quem diraia, uma rede de mais de duas decadas..sendo desmantelado em alguns dias...bandidos..
 Por isso eu sempre digo, na quela terra faltava governantes com vontade e coragem. Forca ..

 Por: ANILOIN

terça-feira, 23 de março de 2010

UNIAO EUROPEA DOA TRES MILHOES DE EUROS PARA REABILITACAO DE PONTES E ESTRADAS

 O montante tambem servira para ajudar a contruir um quadro juridico com vista a gestao do setor Rodoviaria.
 A maior parte deste dinheiro sera aplicado na contrucao das pontes de : Contuboel, Bafata, Saltinho, Finete, Xitole (leste do pa'is)  e Pontes de  Mansoa e Tchurbrik (norte).
 Vale apena salientar que desda contrucao destes pontes na epoca colonial, para variar nenhum governo foi capaz de dar um "retoque" nelas.  Manera ku tugas dissano el , assim ku e fika te aos.
 A Uniao Europeia promete ainda em dois anos desbloquear outra fatia para manutencao de 100 km das estradas.

ANILOIN Corneta:  Na verdade 'e preciso construir estradas, faz-se manutencao onde tem estrada.
 E por acaso alguem sabe alguma coisa sobre Farim? Pois la tambem precisa de um ponte. 'E perto do Senegal, mas 'e Guine Bissau. Sera que o governo tem algum plano estrategico a respeito que o povo ainda nao saiba?
 So pensam em explorar fosfato em Farim, mas quando se trata de contrucao de obras ninguem lembra.
Bom, todo povo ja sabe o montante e onde deve ser aplicado este fundo..agora vamos Ficar de olho neste dinheiro, acompanhar o destino de cada centavo..se for possivel.  para nao ter o famoso " desvio de procedimento' .  Dinheiro ku bim pa toka tchur, bo toka tchur ku el, kil ku bim pa Festa  bo fassi festa ku el.   
 Es dinhero bim pa kumpu puntus, bo kumpu puntus ku el bo tempassensa.
  



domingo, 21 de março de 2010

A MINHA PRIMEIRA VEZ..NA IGREJA DOS AFRO-AMERICANOS


Hoje foi um dia muito especial nesta nova etapa da minha vida academica internacional.
Pela primeira vez fui numa Igreja evangelica norte Americano. Fiquei impressionado.!
Ontem a tarde, eu estava conversando com a minha vizinha no estacionamento, e ela perguntou se eu nao queria ir na missa com ela hoje. Falei tudo bem, pois e sempre bom ouvir a palavra de Deus, e eu estava precisando.
Mas so tinha um detalhe, eu sou Crsitao Catolico. E aqui a maioria das igrejas sao evangelicas(protestantes) e a dela se chama Evangelica Apostolica.
 Quando chegamos no estacionamento da igreja, tive impressao que eu estava numas das ruas de cupilum, ou no bairro de morkunda em Farim. De repente eu via a Binta, Maimuna,Suncar, Tereza, Odete, Mussa, Aliu, Bacar..etc..Quase todo mundo estava vestido de roupas africanas (acima de 90%, foto acima), e cada pessoa me lembrava um ex conhecido. E o pastor se destacava com as suas roupas (sabadora) que parecia muito com o Gambiano Iaia Djeme.
Foi 2 horas de Missa, bem diferente da tradicional missa catolica. Pois ali, parecia um circulo de bate papo(djumbai) todo mundo podia falar quando quiser..o diagono apenas orientando o debate. E a Missa e varias vezes interompido para danca..pois 'e, literalmente as pessoas comecavam a dancar no meio da igreja. Faziam um circulo, e dancavam muito..mas muito mesmo, alguns portando lenco para limpar suor. E de repente alguns comecavam a chorar (espirito)..ambiente se tornava parecido com os tradicionas "toka tchur" da Guine.
 Na metade da Missa, uma moca linda, e bem vestida, de roupa social calca e blaiser preta, por dentro uma blusa verde (exepcionalmente) usando oculos de grau, marca D&G, comecava a falar uma lingua que nao era Ingles, e mal podia perceber..falava direto sem parar..como se fosse um locutor de radio relatando o jogo (seria esperito dentro dela) e de repente teve tontura..e mal conseguia ficar de pe..mas falando e chorando..o pessoal teve que segura-la..mesmo assim nao consguiram ela caiu no chao, parecia ter desmaiada. Mas foi abanado e lenvantou alguns minutos depois.
 O que me surpreendeu tambem, foi a decoracao da igreja. Pois alem da tradicional bandeira dos Estados Unidos, tambem tinha bandeira dos Paises Africanos como podem perceber na foto. E o proprio logotipo da Igraja tem uma letra A (minuscula) e no meio a mapa do Continente africano em destaque.
Bom, essa foi mais uma experincia muito bonita e que nunca vou esquecer. Tambem pude notar a grade diferenca entre os Negros Brasileiros, e os Negros Americanos.

POR:  ANILOIN

sexta-feira, 19 de março de 2010

SORTEIO-quartas de finais da LIGA DOS CAMPEAOS E LIGA EUROPA

A UEFA SORTEIO NESTA SEXTA FEIRA OS CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FIANAL DA LIGA DOS CAMPEOES E DA EUROPA LIGUE.
                                                   
                                 LIGA DOS CAMPEOES: 30 e 31/03-06 e 07/04

Eu aponto Manchester United como forte candidato a chegar a Final, teoricamente favorecido pelo sorteio.  Mas parece que nao passou o pesadelo do Rel Madrid, que sera desde criancinha o Arsenal posteriormente o Inter, isso para nao ver o seu maior rival a levantar a taca na sua casa  (Santiago Bernabeu) palco do final. Para Real qualquer time pode ganhar a liga dos campeos este ano, menos Barcelona..realmente seria o titulo mais gostoso da historia do Barcelona..so Deus sabe o quanto irao comemorar.
Destaque tambem para duelo dos franceses, pois a franca ja garantiu uma vaga na semi-final, provavelmente sera prenchido por Olimpique Lyon.

     EUROPA LIGUE: 01/04 e 08/04
Destaque para duelo dos encarnados, Benfica e Liverpool. Pois e tudo que os Benfiquistas nao queriam. Mas quem quer ser campeoa, nao deve e nem pode escolher o andeversario. Apesar de vai ser dificil de aturar os benfiquistas, eu acredito que nao deve ser motivo de desespero, pois Benfica vai passar na humildade.
Tambem havera um classico nacional entre valencia e Atletico de Madrid, pois o AM "roubou"  a vaga que seria do Sporting, por isso nao merecem e acredito que Valencia vai colocar um ponto final no percurso do time do Aguero e Simao.
E ao contrario do Real Madrid, o Hamburgo mant'em Viva aesperanca de levantar a taca em casa (a final sera  jogado em seu estadio). E com Werder Bremem fora da competicao acabou o pesadelo de ver o seu maior rival a trinufar ali. Pesadelo que ainda sombrara algum tempo o Real Madrid.

Por: ANILOIN


quinta-feira, 18 de março de 2010

Guiné-Bissau quer Yannick Djalo na seleção nacional

O avancado Sportinguista foi Internacional Portugues por diversas categorias de base, mas ainda nao foi chamado a integrar a selecao principal, o que lhe permite a defender a bandeira do seu pa'is natal(Guine-Bissau).
 " O governo tem a intecao de ver o Yannick  e outros jogadores que seria uma honra para o Pa'is e um orgulho para eles representar a selecao nacional" declarou Secretario Geral do Desporto, Fernando Saldanha.
O governante salienta que o governo quer e vai fazer tudo que pode e mais um pouco, para ter uma representacao condigna nas eliminatorias para o CAN 2012. Por isso querem preparam uma boa selecao contando com os melhores que o pa'is tem, estejam eles onde estiverem. 
 Por outro lado o governo da Guine Bissau espera ter um tecnico estrangeiro para orientar a selecao nacional, tendo preferencia a um tecnico Portugues. "Por razoes obvia, falamos a mesma lingua" diz o SED.
 'E Bom lembrar que os DJURTUS esta inserida no grupo 10 da fase de qualificacao para CAN 2012 que tera lugar na Guine Equatorial e Gabao. Teremos como adversarios do grupo: Angola, Quenia e Uganda.
 O Primeiro jogo sera em casa no dia 04 de Setembro diante do Quenia. (meu aniversario)...por isso escolheram esta data..rs

Mais uma vez quero parabenizar ao nosso governo pelo gesto, espero que consigam selecionar os melhores para representar as cores da nossa bandeira. 
 E dos selecionados, espero sinceramente que o esperito patriotico fala mais alto, pois sera dificil deixar todo glamur que o velho continente proporciona. Mas lembrem-se que o Drogba, Eto'o, Adebayor, Essian..etc..Continuam sendo um dos melhores do mundo, mas representando orgulhosamente seus pa'ises de origem. 


POR: ANILOIN

quarta-feira, 17 de março de 2010

Funcionários públicos detidos por alegados actos de corrupção

As detencoes comecaram na ultima sexta feira..depois das audicoes, o ministerio publico notificou mais funcionarios, quase todos ligado a ministerio das financas, no total ja sao 14 bandidos no xadrez, pela constituicao e por estar ligado a crime publico, se forem condenados pegarao no minimo 3 anos.
 Na nka fia inda...bo rikitin de ..rrss...Kuma anos ku ta tem di Pressa..mas tudo kussa tem si dia.
 Si Deus djuda e festa na bai lundju..i tem manga di bandidus na praca di Bissau pa miti na kalabus.

Ps: problemas na acentuacao

Por: ANILOIN

segunda-feira, 15 de março de 2010

SIMPLESMENTE VERGONHOSO!!

Parece bincadeira, mas 'e verdade.
Dificil de acreditar, mas a nossa querida patria amada Guine Bissau simplesmente nao tem representacao diplomatica nos Estados Unidos da America..Ou seja nao tem se quer um Consulado, muito menos uma embaixada nos EUA.
'E um dos pouquissimos, se nao unico pa'is no mundo a nao ter embaixada no pa'is mais importante do planeta.
Por isso digo ao meus caros colegas no Brasil, simplesmente digam : Halla o Ndjarama bo tene Tcherno la..I mas na nada. Pabia ne ladu pali 'e Utani nam...
Peco aos nosso governantes, pelo amor de Deus ..Es i borgonha garandi dimas..fidjus di Guine tchiu na Brasil ku EUA..bo tempassensa bo resolvi es problema o mais urgente Possivel..

PS: Desculpem..Teclados com problema de configuracao nas acentuacoes.

Por: Aniloin